quinta-feira, 14 de maio de 2009

Black Oak Arkansas - Discografia.


Vídeo. Vídeo 2.
BIOGRAFIA.
Banda americana de rock com um som ao estilo de Lynyrd Skynyrd e The Marshall Tucker Band, liderada pelo vocalista Jim “Dandy” Mangrum (nascido em 30 de março de 1948 em Black Oak, Arkansas), que junto a um grupo de amigos pouco amantes da vida escolar e sim do rock’n'roll, decidiram formar em sua adolescência uma banda onde pudessem direcionar sua paixão musical.
Esses amigos eram os guitarristas Ricky “Ricochet” Reynolds, Harvey “Burley” Jett y Stan “Goober” Night, o baixista Pat Dougherty e o baterista Wayne Evans.
No final da década de 60, depois de muitas dificuldades (foram acusados muitas vezes de roubo, único meio que encontravam para manter seus instrumentos)conseguiram se estabelecer em uma cidade de Nova Orleans com o nome “Knowbody Else”. Ali publicaram um Lp em 1969 pela gravadora Stax.
No final da década, Knowbody Else voltou a mudar de localidade, mudando-se para Los Angeles, onde se rebatizaram novamente, agora com o nome definitivo de “Black Oak Arkansas”, derivado do lugar de nascimento de Mangrum.
O projeto foi muito afortunado, logo firmaram contrato com a gravadora Atlantic e publicaram “Black Oak Arkansas” (1971), um disco notável produzido por um membro do Iron Butterfly, Lee Dorman, que contava com temas do calibre de “Hot and nasty”, “Uncle Elijah” o “Lord, have mercy on my soul”.
Seus shows tambén aumentaram espetacularmente de audiência, sendo seguidos por um bom número de fãs que desejavam contemplar o fibroso, sensual e potente espetáculo oferecido por Mangrum e sua banda, que misturavam sons boogie, country-rock, alguns toques de hard-rock e principalmente rock.
Seu segundo Lp como Black Oak Arkansas seria “Keep the faith” (1972), um álbum que dava sequência aos sons e letras de seu primeiro disco. Depois deste trabalho, o baterista Wayne Evans abandonaria o grupo, sendo substituído nas baquetas por Tommy Aldridge, que já havia participado da gravação de “If an angel came to see you, would you make her feel at home?” (1972) terceira obra do conjunto de Arkansas que foi produzida por Tom Dowd, essencial personagem do southern rock que já havia trabalhado com os Allman Brothers e também com os Lynyrd Skynyrd.
Apesar de que todos seus discos haverem obtido um respeitável resultado comercial, “Raunch ‘n’ roll live” (1973), um disco direto e “High on the hog” (1973), seu melhor trabalho em estúdio, confirmaram a banda em 1973 como referência de ponta dentro do gênero.
Em “High on the hog” veio incluída sua canção mais popular, “Jim Dandy to the rescue”, uma enérgica versão de Lavern Baker cantada com a alma por Mangrum e Ruby Starr.
Posteriores trabalhos da banda como “Street Party” (1974), “Ain’t life grand” (1975) -onde fizeram uma versão de “Taxman” dos Beatles- “X-Rated” (1975), “Live! Muta” (1976), “10 year overnight success” (1976), “Race with the devil” (1977) o “I’d rather be sailing” (1978) resultaram mais irregulares que “High on the hog”.
Em 1980 o líder da banda sofreu um ataque do coração, que lhe impossibilitou de continuar com sua carreira, resultando na separação do Black Oak Arkansas.
Com empenho, Jim “Dandy” Mangrum se recuperou de seus ataques cardíacos e regressou ao mundo da música para gravar solo e posteriormente recuperar seu conjunto na gravação de “The Wild Bunch” (1999), um aceitável disco produzido por Lanny Cordola (ex membro da Giuffria) onde reuniram parte dos componentes originais deste importante grupo de southern rock.
Na minha opinião pessoal esta banda serviu de referência para a formação do Guns N Roses, sendo que Axel Roses é quase uma réplica de Jim Dandy, tanto na parte visual como no estilo e tonalidade vocal.
Álbuns.
Revisados em 26/04/09.
Black Oak Arkansas - 1971.
Download.
*
If An Angel Game - 1972.
Download.
*
Keep The Faith - 1972.
Download.
*
High On The Hog - 1973.
Download.
*
Raunch´n´Roll - Live - 1973.
Download.
*
Early Times - 1974.
Download.
*
Street Party - 1974.
Download.

*
Aint Life Grand - 1975.
Download.
*
X Rated - 1975.
Download.
*
Balls Of Fire - 1976.
Download.
*
Live Mutha – 1976.
Download.
*
Race With The Devil – 1977.
Download.
*
I’d Rather Be Sailing – 1978.
Download.
*
Live On The Hog – 1979.
Download.
*
Jim Dandy - 1996.
Download.
*
King Biscuit Flower Hour (1976) - 1998.
Download.
*
The Wild Bunch – 1999.
Download parte 1.
Download parte 2.

*
The Black Attack is Back – 2001.
Download.

Um comentário:

  1. todos os links que tentei baixar estão mortosss.... plisss, ressucite-os ...
    Black Oak Arkansas merece.

    ::^+^::

    ResponderExcluir